quarta-feira, 3 de setembro de 2008

DÉCIMO QUARTO DIA – SHANGHAI – YU GARDEN – CENÁRIOS – MUSEU DO PLANEJAMENTO

SHANG= "ACIMA DE", HAI= "MAR" (acima do mar)

Guia Sophie em Shanghai e Suzhou.
Compra-se placas de carro antes de comprar o carro. Quem é de fora de SG não circula por 4 horas no pico da manhã e 4 hs no pico da tarde.
Ao contrário de outras cidades onde a primeira letra da placa vem diretamente do nome da cidade, em ShangHai não se usa o nome, mas o apelido da cidade Hudo (?), onde a sílaba Hu é o nome do pássaro pescador. ShangHai é sobre (shang) o mar (hai), pois se desenvolveu a partir de uma antiga vila de pescadores.
Pu é o rioque corta a cidade. Pushi é a este do rio Pu e Pudong é a oeste do rio Pu.
O prédio mais caro da cidade é tão caro que só tem 3 moradores: US$15.000 por metro quadrado.
O terremoto de 12 de maio não está esquecido. Em muitos lugares, como no Museu de Planejamento, encontramos quiosques para doações às vítimas. Até mesmo as cinco mascotes das olimpíadas estão relacionadas às cinco últimas grandes tragédias na China, uma das quais o terremoto, mas vai aí uma onda de superstição, como se vê neste trecho do site http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/0,,MUL607311-9823,00-NA+REDE+CHINESES+RELACIONAM+MASCOTES+OLIMPICOS+AOS+DESASTRES+NO+PAIS.html em 19/06/08 - 18h05 - Atualizado em 19/06/08 - 18h08:
"Depois do forte terremoto que devastou a província de Sichuan, no sul da China, em maio e matou 70 mil pessoas, começaram a circular pelos os rumores e hipóteses sobre uma suposta ligação entre os mascotes olímpicos e os desastres que atingem o país às vésperas das Olimpíadas.
Nem o Panda, símbolo do país, escapa

"Jingjing" é um panda, popular símbolo chinês
O primeiro mascote da lista é o panda, símbolo da China e, especialmente, da província de Sichuan, zona que mais sofreu com o terremoto de 12 de maio. Em seguida, os chineses notaram que o mascote da chama olímpica, que se parece com uma tocha, poderia estar ligado aos protestos que acompanharam a passagem oficial da tocha olímpica pelo mundo. Já o antílope-tibetano se relaciona diretamente ao Tibete e aos protestos da população tibetana com o governo central chinês, que envolveram mortes, violência e repressão. O quarto mascote, uma andorinha com detalhes que lembram uma pipa, foi associado a um terrível acidente de trem na província de Shandong. Peixe representaria as inundações

"Beibei", que representa o peixe, é associado às enchentes pelos internautas
Restava, então, o último mascote, representado pela figura de um peixe. Até que chegaram à China as inundações, destruindo milhares de casas, matando dezenas de pessoas e obrigando o deslocamento de grande parte da população, já vítima do terremoto, no centro-sul do país. Segundo os supersticiosos, aí se fecha o ciclo de catástrofes pré-olímpicas."


O prédio mais alto de Shanghai, JinMao Tower, tem 492 m de altura.
A torre de tv, a mais alta do mundo, tem um hotel 5 estrelas em uma das suas esferas.
Aeroporto de Budong (Bu = rio Bu, Dong = oeste – a oeste do Rio Bu)

0 comentários: