VIAGEM DE TREM / PAGODA DO GRANDE GANSO BRANCO / SHOPPING
Dia 6, de Luoyang a Xian, trem rápido (mas saiu com atraso de 1h40 devido a chuvas fortes em outra cidade no caminho. Trem antigo, que deve ter sido chique em sua inauguração, tem até tapetes finos no corredor. Um dos últimos trens de 2 andares, luxo. No trem um poema de HuJinTao sobre ter orgulho em servir ao país, às pessoas e à cultura, dentre outros.
Elisa me deu uma folha de Sudoku.
Cemitérios ao longo das vias, com túmulos (tablets) aqui e ali, próximo à faixa de domínio do trem. Carvão, muito carvão e poluição de chaminés enormes por toda parte.
Pagode do Ganso Branco é o mais famoso pagode da China. Tem mais de 40 monges. 1300 anos atrás , a China era mais poderosa Mandaram um chinês estudar na índia por 17 anos, aprendendo o budismo. Horse eaten by tiger. Monk just walk. Quando voltou, virou primeiro líder do templo, que ainda não estava concluído. Durante 12 anos traduziu 657 livros do sânscrito.
Em Xian, na cidade, me separei do grupo. Fui ao shopping, entrei em lojas de rua, mas nada de achar o tênis Nike que a larissa queria. De vez em quando cruzava com alguém do nosso grupo. Havia muitos mendigos, com feições mongóis.
As avenidas largas são ligadas por túneis subterrâneos. Tudo limpo e bonito. Em Xian é fácil se imaginar morando. Beijing, comparativamente, parece mais teatro, cheio de maquiagens escondeno a pobreza e muito capital estrangeiro. Já Luoyang, tinha extremos chocantes, onde parte da cidade parecia cidade fantasma.
À noite Hot-Pot. Cada um faz sua porção num fondie. Queimei meu braço numa cicatriz de quase 4 cm.