quarta-feira, 3 de setembro de 2008

06:48
0



Diário de uma viagem à China
Por Ariovaldo Ferraz de Arruda Veiga
Julho/2008
No vôo de São Paulo à Frankfurt, pela classe econômica, fui apertadíssimo, como se vê na ilustração abaixo:




O horário previsto de saída era 18h20, mas saímos às 19h30. Foram aproximadamente 10h30 de São Paulo a Frankfurt.
No lanche de bordo bebi uma cerveja Warsteiner Premium e salgadinhos da Lufthansa. Curiosidade: “Schwimimweste” é o colete salva-vidas em alemão.E “Unter Ihrem Sitz” é “sob seu assento”.
Iniciamos o jantar sobre Aracaju e terminamos após Natal, já no Oceano atlântico, conforme o visor de bordo indicava: macarrão com legumes, salada, pão, pudim, polenghi, água e vinho tinto.
Tomamos o café da manhã voando sobre Toulouse.
No Aeroporto comi num Mc Donalds, um Mc Chiken estilo Chinês, apimentado, por US$9,00, com suco de laranja médio.
Depois a tradicional saída do aeroporto com revista completa: revista eletrônica de malas, tira cinto, tira porta dólar, pochete, celular, sapatos...
O Aeroporto em si merecia um mapa. Muito grande, com corredor com 4 esteiras rolantes consecutivas, alternadas com trechos para andar à pé. Pode-se ir de monotrilho do Aeroporto à cidade.
Observando um avião enquanto esperava a hora de embarque





Agora sim, a bordo do vôo de Frankfurt para Beijing, eles estão em maioria: chineses por toda parte. O idioma mais falado é o chinês, seguido pelo alemão, inglês e português. Pelo menos aqui na classe econômica.
No primeiro vôo vim com a perna esquerda no corredor. Agora, na 47G, a direita é que ficou para o corredor. Pelo menos compensou um pouco.
Sono. Muito sono.
No primeiro vôo quase não dormi, quem sabe agora...
Ainda não consegui. Nem dormir e nem pegar o formulário para pedido de milhagem.
Dessa vez o ar condicionado gelado está em minha cabeça. Coloquei o boné para diminuir o frio e dormi. Só vi o final do terceiro filme, 10.000 AC. E um desenho do Pluto.
Ao acordar vi vários com o boné na cabeça, he ,he, he.
Fomos tomar café voando sobre Ulan Bator, a caminho de Beijing, já no estilo chinês - praticamente um almoço nos nossos padrões.

0 comentários: