quarta-feira, 3 de setembro de 2008

SÉTIMO DIA – XIAN
GUERREIROS DE TERRACOTA
Muralha da cidade de Xian tem 3x4x3x4 k. A simpática guia YanYan (Amber): The garden ring around the city wall is where the real local life happens.
In China there are 4 cities with city walls. This is 13,7 km, large sufficient for soldiers and horses.
20y passeio de bike. Fiz toda a volta em quase 1 hora. Tinha que ser rápido (não estava com relógio e só tinha 1 hora lá) e cuidadoso (muitos buracos). Esqueci o quepe!
Compras: bolsas em Xian: vermelha 280y e verde 180y. Livrinho do templo 50y.
Nos guerreiros de Xian tivemos o primeiro dia de temperatura agradável, com vento e céu aberto, azul. Almoço, macarrão feito na hora, muito bom.
O chinês que encontrou a primeira estátua e, portanto, o sítio arqueológico, ganhou em troca das terras uma concessão para explorar uma loja – a única no local – onde vende de tudo referente aos guerreiros. Vendem livros com seu autógrafo. Às vezes ele aparece, mas como está idoso e com olhos sensíveis à luz, não permitem que seja fotografado.
Abaixo uma brincadeira que fiz com o nosso líder do grupo, o João Carlos Scatena, carinhosamente apelidado de general barriga. Essa estátua nós não vimos lá, mas bem que ele merecia.

Atraso em Xian, no aeroporto. Comprei o livro ilustrado de RTK por 280y. Muito barato. Para ter um parâmetro, um café expresso sairia 80y no mesmo aeroporto.
A china está em obras. Não é preciso dados estatísticos para confirmar. Para onde quer que se olhe há centenas de edifícios em construção, estradas, pontes, metrõ, frotas novas de táxis. Na expwy muitas árvores em toda lateral.
Mas o cheiro de pó e terra nas escavações chega a incomodar um pouco.
Em dois anos foi constrtuída toda a enorme área de shoppings ao redor dos sítios de escavação. Scatena, que visitou o local 2 anos atrás, ficou admirado com a rapidez.
Toda China parece um canteiro de obras.

Um dos momentos máximos da viagem: Festival de Dumplins (absolutamente divinos: camarão, porco, vegetais, carneiro, vaca+porco, nozes) e performance Cultural de danças da dinastia Tang - com uma das músicas mais belas que já ouvi, que me tocaram profundamente na alma e coreografia e cenários impecáveis.






0 comentários: